quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mitos

Comer manga com leite faz mal?
MITO – Esse mito surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, pois havia muita manga disponível naquela época. Não existe nenhuma comprovação científica que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.
Beber água em jejum emagrece?
MITO – A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. O consumo indicado é de no mínimo 2 litros por dia. Porém, não existe relação entre seu consumo em jejum e o emagrecimento.
Ficar sem comer emagrece?
MITO – O jejum faz com que seu metabolismo fique mais lento, dificultando o emagrecimento. Sem contar a compulsão alimentar, que geralmente ocorre após períodos de jejum, fazendo com que o peso aumente, ao invés de diminuir.
Limão “afina” o sangue?
MITO – O limão é um alimento fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do ferro, um mineral muito importante na constituição do sangue. Portanto o seu consumo é indicado junto aos alimentos fonte de ferro, para prevenir anemias. Não existe relação entre “afinar” sangue e limão, isso é um mito.
Suco de laranja com beterraba cura a anemia?
MITO – A beterraba, contém uma pequena quantidade de ferro, porém esse ferro não é bem absorvido pelo organismo, mesmo na presença de suco de laranja (rico em vitamina C). Portanto o velho suco de laranja com beterraba, apesar de bastante nutritivo, não cura a anemia.
Comer alimentos ricos em carboidratos a noite engorda?
MITO – Os alimentos ricos em carboidratos devem ser ingeridos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa conter carboidratos, proteínas e lipídeos. Mesmo a noite eles devem ser ingeridos, mas é claro, nada de exageros, isso vale para todos os nutrientes.
Tomar líquidos junto às refeições engorda?
MITO – O excesso de bebidas calóricas irá engordar, independente de serem ingeridas junto às refeições. De qualquer forma, não é recomendado que sejam ingeridos liquídos junto às refeições, pois eles irão prejudicar a digestão e absorção de nutrientes, devido à diluição do ácido clorídrico, mas não existe relação direta com o aumento de peso.
Abacate engorda?
MITO – O abacate, apesar de bastante calórico, se consumido na quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e sim um tipo de gordura saudável, a monoinsaturada, capaz de aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim). Além desses benefícos, o abacate contém vitamina E, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante.
Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de
próstata?
VERDADE – Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos e câncer.
Comer banana reduz cãibra?
VERDADE – As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo. Mas existem outros alimento ricos em potássio, que também podem auxiliar: mamão, maçã, acerola, abacaxi, pêra, uva, morango, manga, melão, abacate, laranja, caju, damasco, ameixa seca, quinoa, uva passa, soja, mandioca, feijão, escarola, espinafre, brócolis, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário